Base Legal

Curso Sequencial Superior

O Curso Superior Sequencial de Complementação de Estudos com Destinação Coletiva que leva ao certificado de nível superior é uma área de abrangência do programa da educação superior do Ministério da Educação (MEC), na qual o candidato que queira fazer um curso sequencial tem que ser portador de certificado de conclusão do ensino médio e pode ampliar seus conhecimentos e ou sua qualificação profissional.

Art. 1º Os Cursos Sequenciais por campos de saber, é um conjunto de atividades sistemáticas de formação, alternativas ou complementares aos cursos de graduação, caracterizados no inciso I do art. 44 da Lei 9.394/96, são regulamentados nos termos da presente Resolução (MEC) e Resolução CES nº 01, de 27/01/1999.

Parágrafo único. “Os cursos sequenciais por campos de saber estarão abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino e sejam portadores de certificados de nível médio.”

Art. 2º Os cursos sequenciais por campos de saber, de nível superior e com diferentes níveis de abrangência, destinam-se à obtenção ou atualização:

I – de qualificações técnicas, profissionais ou acadêmicas;

II – de horizontes intelectuais em campos das ciências, das humanidades e das artes.

§ 1º Os campos de saber dos cursos sequenciais terão abrangência definida em cada caso, sempre desenhando uma lógica interna e podendo compreender:

a) parte de uma ou mais das áreas fundamentais do conhecimento; ou

b) parte de uma ou mais das aplicações técnicas ou profissionais das áreas fundamentais do conhecimento. (Fonte MEC)

O mundo atual nos estabelece aos educadores e aos jovens a missão de entender as novas tecnologias sob uma perspectiva de um modelo sob a ótica da inovação, da renovação e transformação permanente a cada momento. O Curso Superior Sequencial de Complementação de Estudos com Destinação Coletiva que leva ao certificado de nível superior é uma área de abrangência do programa da educação superior do Ministério da Educação (MEC), na qual o candidato que queira fazer um curso sequencial tem que ser portador de certificado de conclusão do ensino médio e pode ampliar seus conhecimentos e ou sua qualificação profissional.

Cursos de Extensão

Segundo o MEC, “A extensão entendida como prática acadêmica que interliga a Universidade nas suas atividades de ensino e de pesquisa, com as demandas da maioria da população, possibilita a formação do profissional cidadão e se credencia, cada vez mais, junto à sociedade como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para a superação das desigualdades sociais existentes. É importante consolidar a prática da extensão, possibilitando a constante busca do equilíbrio entre as demandas socialmente exigidas e as inovações que surgem do trabalho acadêmico.”

Assim, Cursos de Extensão são cursos livres, de pequena duração e que têm o objetivo de complementar a formação do aluno em determinadas áreas. Os cursos também são voltados para a comunidade externa, no sentido de estender o conhecimento e a informação à sociedade. Ao final de cada curso, o aluno recebe um certificado, o que agrega valor ao seu currículo, complementa sua formação e abre novos olhares e possibilidade de atuação na área em questão.

Comments are closed