Ensino

Sobre os cursos superiores

O que você precisa saber sobre os cursos seqüenciais superiores.

Os cursos sequenciais são superiores ou de graduação?

Os cursos sequenciais são superiores, porém não são de graduação e estão divididos em: sequencial de formação específica (confere diploma ao final do curso) e sequencial de complementação de estudos com destinação Coletiva que confere “certificado de nível superior” ao final do curso.

Quem tem um curso sequencial pode fazer uma pós-graduação?

Não. O aluno não poderá participar do processo de seleção para pós-graduação lato sensu.

Pode prestar concursos?

Sim nos editais dos concursos exigirem somente formação em nível superior o candidato poderá concorrer à vaga. Exemplo de concursos que os cursos sequenciais superiores contemplam nos seus editais: Polícia Militar-GO, Bombeiros Militar-GO, Policia Civil-GO, agente prisional-GO e outros.

Os cursos sequenciais contemplam os planos de cargos e salários das empresas?

Sim. As empresas privadas, públicas, e não governamental pertencentes tem contemplado o curso seqüencial de nível superior para progressão de carreira.

Época da criação dos cursos sequenciais superiores?

Foram criados em 1996, pelo então Senador da República Darcy Ribeiro, que enviou o documento observando a necessidade de ocupação no mercado de trabalho em várias áreas especifica à sede da UNESCO em Paris, apresentando seu projeto de Universidade Aberta do Brasil.

Qual a base legal dos cursos sequenciais?

São regulamentados pelo MEC consoante o Art.44 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) (Lei 9394/96) e pela Resolução CES nº 01, de 27/01/1999.

Quais as diferenças entre graduação, bacharelado, licenciatura e tecnólogos?

Os cursos de graduação são: os bacharelados, as licenciaturas e os tecnólogos. São cursos que abrangem uma área do conhecimento.

Os bacharelados têm na sua formação exigências para que possam exercer as profissões regulamentadas por lei ou não (conselhos). Na maior parte dos cursos é expedido o título de bacharel, como em Engenharia, Direito, Administração, Ciências Contábeis, Medicina.

A licenciatura (pedagogia) habilita para o exercício da docência (professor) em educação básica ( das séries iniciais ao da ensino médio e superior).

Os tecnólogos são cursos de curta duração mas são de graduação com características especiais, e obedecerão às diretrizes contidas no Parecer CNE/CES 436/2001, bem como conduzirão à obtenção de diploma de tecnólogo.

s cursos superiores são de graduação e sequenciais?

Sim. Os cursos superiores abrangem, os cursos de graduação e os cursos sequenciais.

Comments are closed